Sábado, 05 de Dezembro de 2020 07:55
42 9.8848-9296
Agronegócio/Meio Ambiente Água

Iniciativas para preservação e economia de água ajudam Paraná a lidar com a estiagem

Águas Ouro Fino mantém projetos contínuos em prol do meio ambiente. Empresa repõe à natureza aproximadamente quatro vezes mais água do que utiliza em seus processos

21/10/2020 16h19
129
Por: Redação Fonte: Redação
Empresa busca proteger e recuperar a biodiversidade dos mais de 6 milhões de metros quadrados que circundam a Estância Ouro Fino, situada na cidade de Campo Largo (PR)
Empresa busca proteger e recuperar a biodiversidade dos mais de 6 milhões de metros quadrados que circundam a Estância Ouro Fino, situada na cidade de Campo Largo (PR)

A chegada do novo coronavírus no país fez com que o consumo de água aumentasse nos lares. Segundo a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o consumo de água tratada cresceu, em média, 24% desde o início da pandemia. Somente no mês de abril deste ano, o aumento no estado do Paraná foi de 11%, comparado com o mesmo período do ano anterior.

Junta-se a esse cenário a estiagem severa, considerada uma das piores dos últimos 20 anos, que há meses assola o estado. Desde março, a Companhia de Saneamento do Paraná vem enfrentando, devido à redução, problemas na captação e distribuição da água, tendo que implantar sistema de rodízio no fornecimento em toda a capital e região metropolitana.

Em momentos como o de agora, de forte crise hídrica, é comum muitos começarem a refletir sobre a relevância da água e seu consumo consciente para a vida humana. A Águas Ouro Fino, empresa que envasa e comercializa água mineral natural há mais de 120 anos, sabe bem dessa importância: há anos, cria iniciativas contínuas de preservação e reposição à natureza, do que utiliza em seus processos, por meio do seu cinturão verde, com mais de 6 milhões de metros quadrados.

Segundo Marcelo Marques, CEO da Ouro Fino, em 2019, a área verde da empresa contribuiu para repor à natureza aproximadamente quatro vezes mais água do que fora utilizado em processos e produtos ao longo do ano. “Também adotamos práticas e medidas para reduzir a quantidade de água extraída por litro envasado. Em nossos banheiros, por exemplo, foram instalados aparelhos hidráulicos que diminuem a quantidade de água gasta. Traçamos diversas metas para diminuir o gasto nos processos de produção. Nosso principal objetivo é garantir a longevidade da água, o recurso mais importante do ser humano”, destaca.

Buscando mitigar cada vez mais os impactos gerados, há anos a empresa desenvolve projetos que promovem a sustentabilidade a longo prazo. Além de ampliar as ações de conscientização, a Ouro Fino realiza periodicamente atividades de educação ambiental para seus colaboradores e comunidade, assim também como destina a maior parte dos resíduos gerados pela empresa para a reciclagem, reutilização ou reaproveitamento. No ano passado, a empresa recebeu o Selo Clima Paraná, um reconhecimento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídrico para as empresas que se comprometem a reduzir a “pegada de carbono”, principal causador do aquecimento global.

Outro projeto importante desenvolvido pela envasadora de água mineral natural busca proteger e recuperar a biodiversidade dos mais de 6 milhões de metros quadrados que circundam a Estância Ouro Fino, situada na cidade de Campo Largo (PR). Além da preservação de matas nativas e do reflorestamento, a empresa possui uma parceria com o Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) e realiza a soltura de animais silvestres de volta à natureza. Alguns animais que não podem mais retornar ao seu habitat natural, são acolhidos e protegidos pelo mantenedor construído na Estância Ouro Fino. O cinturão verde conservado pela empresa, ainda preserva a natureza local da poluição do ar, do solo e da água. Com assessoria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piraí do Sul - PR
Atualizado às 07h48 - Fonte: Climatempo
16°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 19°

16° Sensação
19.6 km/h Vento
79.5% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Chuvoso
Segunda (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias