Quarta, 28 de Outubro de 2020 10:41
42 9.8848-9296
Agronegócio/Meio Ambiente Curso Adestramento

Aproveite o potencial do Border Collie fazendo Curso de adestramento

O Border Collie tem a inteligência comparada a uma criança de quatro anos e pode armazenar até 450 palavras, um cão extremamente dócil e obediente. O curso será realizado em julho no dias 11 e 12 na cidade de Piraquara no Paraná.

23/06/2020 10h54
235
Por: Redação Fonte: Redação
O Border Collie é a ferramenta que dá mais agilidade na condução do rebanho, sabendo respeitá-lo, para assim, conduzi-lo de uma maneira tranquila e sem stress.
O Border Collie é a ferramenta que dá mais agilidade na condução do rebanho, sabendo respeitá-lo, para assim, conduzi-lo de uma maneira tranquila e sem stress.

A raça Border Collie tem em seu DNA o pastoreio, pois passou por uma seleção para este trabalho. Desde que surgiu, na Grã-Bretanha, pode tocar sozinho inúmeros cordeiros, cabras ou bois, dando agilidade no manejo e bem estar animal, pois não deixa o rebanho estressado. Apesar de ser criada para o pastoreio, a raça é relativamente recente e tem pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. 

 

O treinador de cães do Canil Border Collie Bom Pastor, João Américo Gomes, acredita que a raça é um divisor de águas no manejo de rebanhos. “Quando o criador ou o peão tem um cão da raça Border Collie em sua mão, além de um amigo fiel também possui uma ferramenta fantástica para manejar o rebanho de ovelhas, gado, cabras, entre outros. Ou seja, o Border faz uma diferença no manejo, pois iremos ganhar tempo, economia de custo, além de deixar o rebanho calmo. Posso afirmar que é um companheiro que conduz o rebanho deixando-o sem stress, assustado ou com ferimentos. Quando o rebanho é manejado de forma errada, os animais correm mais, comem menos e isso irá refletir na conversão e na sanidade. Já quando um rebanho é bem conduzido, tudo fica mais fácil e o Border Collie vem para ser essa ferramenta que trabalha em qualquer condição de tempo, ou seja, chuva, sol, frio, ele está ajudando o homem do campo.”, explica. 

Ninguém fica para trás. O Border Colli procura direcionar a ovelha para junto do rebanho, seguindo as ordens do condutor.

 

O Border Collie sozinho não faz milagre, portanto o condutor deve saber trabalhar em conjunto com o animal. Por isso, é importante fazer o adestramento correto dos cães, seja por palavras ou apito, para eles compreendam corretamente o que o condutor ordena que ele faça. Assim, o condutor deve observar muito bem como o rebanho se porta e conduzi-lo com o Border Collie de uma forma inteligente, harmônica e sem stress

 

No pastoreio com rebanhos sejam de ovelhas ou gado, o Border Collie é insuperável, pois tem o instinto natural de arrebanhar os animais. Portanto, faz diferença no manejo, além de ganhar tempo, economia de custo e ainda deixa o rebanho calmo.

A perfeição da raça no pastoreio é espantosa, e o cão assume uma pose bastante típica quando está em ação: cabeça para frente, patas da frente abaixadas e garupa elevada. Essa posição visa intimidar as ovelhas e impor respeito.

 

O curso de adestramento terá teoria e prática 

"Quando o criador ou o peão tem um cão da raça Border Collie em sua mão, além de um amigo fiel também possui uma ferramenta fantástica para manejar o rebanho.” Treinador de cães do Canil Border Collie Bom Pastor, João Américo Gomes.

 

Para aproveitar todas as qualidades da raça, o Canil Border Collie Bom Pastor realiza em Piraquara no PR, na Chácara Bom Pastor, o curso de adestramento para cães da raça Border Collie, que será realizado nos dias, 11 e 12 de julho. O curso  será ministrado por Ivanete Veline e José Roberto Arruda do Centro de Especialização Little Ranch, ambos são especialistas no manejo de rebanho com cães. O centro atua no adestramento de cães para introduzi-los nas fazendas para trabalharem com os rebanhos de gado e ovelhas.

Quem irá como assistente no curso é o treinador de cães do Canil Border Collie Bom Pastor, João Américo Gomes.  Ele relata que nos dois dias o participante aprenderá todos os comandos básicos para orientar seu cão da raça Border Collie no pastoreio de ovelhas e gado. “O curso é especifico para a raça Border Collie. Todos os comandos e orientações repassadas serão para esta raça. Eu iniciei com um curso deste e aprendi muito. é um ótimo investimento na profissão.", revela João Américo.

O curso será feito na  Chácara Bom Pastor em julho e o investimento por participante é de R$ 400,00. O participante pode levar o seu cachorro para participar do curso e assim já ir aprendendo os comandos. Mais detalhes e forma de pagamento pelo fones (041) 9.8810-7509, com João Américo.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias