Segunda, 19 de Abril de 2021 03:51
42 9.8848-9296
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto suspende ofício do Ipea sobre divulgação de trabalho de pesquisadores

Documento afirma que publicação sem autorização pode configurar infração disciplinar

06/04/2021 20h55
5
Por: Redação... Fonte: Agência Câmara de Notícias
Talíria Petrone e outros oito deputados consideram orientação do IPEA incompatível com a liberdade de pensamento - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Talíria Petrone e outros oito deputados consideram orientação do IPEA incompatível com a liberdade de pensamento - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 123/21 suspende um ofício interno do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos von Doellinger, que trata da divulgação externa da produção técnica do órgão. O Ipea é um órgão de pesquisa vinculado ao Ministério da Economia. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Enviado a funcionários no início de março, o Ofício Circular Interno nº 1/2021 informa que os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores “são direito patrimonial do Ipea, a quem cabe definir o momento e a forma de divulgação”. O documento afirma ainda que a divulgação de estudos e pesquisas sem autorização “pode configurar descumprimento de dever ético e, eventualmente, até infração disciplinar”.

Para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que assina o projeto com outros parlamentares do Psol, o ofício é mais uma tentativa da direção do Ipea de controlar a produção científica e as opiniões dos pesquisadores do órgão. Ela lembra que em 2018 o instituto publicou uma portaria regulando a manifestação dos servidores pela imprensa.

Petrone considera que o comunicado interno é incompatível com a liberdade de pensamento prevista na Constituição, devendo ser cassado. “É inaceitável, no Estado Democrático de Direito, a instrumentalização de órgãos públicos e a censura contra servidores públicos”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piraí do Sul - PR
Atualizado às 03h37 - Fonte: Climatempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

12° Sensação
18.9 km/h Vento
92.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol e Chuva
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias