O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta terça-feira (11) a notificação de declaração de vencedor de edital de conservação de vias não pavimentadas da Região Metropolitana de Curitiba. São 63,97 quilômetros contemplados, incluindo trecho da PR-090 (conhecida como Estrada do Cerne) entre Campo Largo e o Rio Açungui, a PR-510 entre Balsa Nova e Contenda, a PR-511 em Quitandinha, e a PR-512 entre Balsa Nova e a Lapa.
A empresa Hellman Construtora de Obras Ltda. foi declarada vencedora após ter sua documentação e proposta de preços aprovadas pela comissão de julgamento do DER/PR. Ela foi a segunda classificada na sessão de disputa de preços realizada no início do mês, tendo sido convocada após a arrematante original ser inabilitada por não atender a todos os requerimentos do edital. A proposta de preços da vencedora é de R$ 10.699.999,92.
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Com a publicação do resultado, nos portais Compras Paraná e Licitações-e , as demais participantes têm prazo de 24 horas para registrar intenção de interpor recurso, seguido por três dias para encaminhar seus argumentos ao DER/PR. A empresa objeto do recurso terá igual período para apresentar suas contrarrazões, sendo todos os documentos analisados pelo DER/PR para tomada de decisão final.
A licitação prevê serviços pelo prazo de dois anos, incluindo: regularização de leito das rodovias por patrola; escarificação, conformação e compactação do subleito das rodovias; cascalhamento; preenchimento de local rebaixado com rachão; escavação de valas e execução de bueiros tubulares de concreto; escavação de saídas de água, de valas laterais e de caixas de retenção; limpeza e desobstrução de bueiros existentes, entre outros.
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BARREIRA –A PR-090 foi atingida por queda de barreira no início de março , na altura do km 44+500, com escorregamento de terra, rochas e vegetação interditando as pistas. O DER/PR providenciou a retirada do material e retaludamento do local danificado, tendo liberado totalmente a rodovia para o tráfego no último dia 24.
Rodovias não pavimentadas são mais vulneráveis à ação das chuvas, devido às suas características próprias, sendo importante a execução de dispositivos de drenagem, bem como manutenção das pistas de modo rotineiro, para garantir trafegabilidade e segurança dos usuários.
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