Quinta, 26 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Piraí do Sul - PR

Saúde COVID-19

Aumenta o registro de Covid-19 nos primeiros 15 dias de 2022 em Piraí do Sul - Prefeitura emite alerta.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta a população quanto ao aumento de casos positivos para a Covid-19, registrado nos primeiros 15 dias de 2022 em Piraí do Sul.

19/01/2022 às 10h34 Atualizada em 19/01/2022 às 10h40
Por: Redação
Compartilhe:
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, as equipes da Secretaria estão acompanhado a evolução de casos e fazendo o monitoramento epidemiológico.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, as equipes da Secretaria estão acompanhado a evolução de casos e fazendo o monitoramento epidemiológico.

Segundo levantamento realizado pela SMS, comparando as duas últimas semanas epidemiológicas de dezembro de 2021 (SE 51 e SE 52) com as duas primeiras do início deste ano (SE 1 e SE 2), até o momento, o número de casos positivos teve um crescimento de 102,7%.

Conforme amplamente divulgado, a COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de acompanhamento médico e internação hospitalar.

 

COMO ELA SE ESPALHA

O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram. O tamanho dessas partículas vai de gotas respiratórias maiores até aerossóis menores.

A infecção pode ocorrer caso se inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha COVID-19 ou se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, as equipes da Secretaria estão acompanhado a evolução de casos e fazendo o monitoramento epidemiológico.

“Temos acompanhado toda a situação epidemiológica, não só da Covid-19, mas também do vírus da Influenza (H3N2) no Município. Esse aumento do número de casos tem nos trazido preocupação considerando que esta alta, apesar de esperada em razão da aglomeração das festas de final de ano, superou as expectativas e está relacionada também ao relaxamento das medidas restritivas e uso de máscaras. Além disso, a falta de vacinação, principalmente de segunda dose, tem influenciado nesse aumento. Por isso, reforçamos nossos pedidos para que as pessoas que ainda não se vacinaram com a primeira dose ou não completaram o esquema vacinal de pelo menos duas doses, que procurem o Centro Municipal de Vacinação e agendem sua vacina”, ressalta o Secretário.

O prefeito Henrique Carneiro destaca que as medidas tomadas no município nos momentos mais cruciais da pandemia foram acertadas, tanto que o ano de 2021 foi encerrado com a situação sob controle. “O nosso corpo técnico trabalhou muito bem, muitos municípios do Paraná, não tiveram o mesmo resultado. Os dados epidemiológicos deixam claro que as ações foram tomadas de maneira pontual e correta. Portanto, queremos que a população nos ajude mais uma vez para que possamos juntos enfrentar este momento de recrudescimento da pandemia que nosso município e o país vive. Juntos e com objetivos claros podemos passar por estas adversidades de forma mais rápida e segura”, acredita o prefeito.

“Esse número crescente de casos mostra que estamos com uma circulação viral importante no Município. Então, recomendamos que a população continue seguindo as orientações, como o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento físico. Se previnam, tomem a vacina”, salienta a chefe do Setor de Vigilância em Saúde, Nádia Gonçalves.

“Quero pedir à população para que só procure as unidades de saúde e o hospital, caso tenham algum sintoma respiratório. É importante, que as pessoas tenham a consciência da necessidade de se vacinar e que é preciso fazer o uso das medidas de biossegurança. Os vírus estão em circulação por toda parte e precisamos que todos se protejam em nosso município”, conclui Julio Sandrini. Com assessoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Piraí do Sul - PR Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
Poucas nuvens

Mín. Máx. 24°

Sex 25°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 22°C 12°C
Seg 19°C 12°C
Ter 20°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias