Quinta, 20 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

Piraí do Sul - PR

Geral Paraná

UEM confirma início das aulas presenciais na segunda-feira

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) confirma o retorno as aulas presenciais na segunda-feira (17) para os veteranos das graduações e no dia 31...

14/01/2022 às 15h45
Por: Redação... Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: UEM
Foto: UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) confirma o retorno as aulas presenciais na segunda-feira (17) para os veteranos das graduações e no dia 31 de janeiro para os calouros, conforme o calendário de retorno presencial aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).

A Comissão de Acompanhamento do Retorno das Atividades Letivas Presenciais da universidade e os grupos envolvidos estiveram reunidos nesta quinta e sexta-feira (12 e 13) para reavaliar todos os aspectos relacionados à retomada do formato presencial.

“Tranquilizamos a comunidade acadêmica de que estamos monitorando com frequência as situações epidemiológicas de Maringá e de todo o Paraná para termos segurança”, reforça Dennis Armando Bertolini, presidente do Grupo de Trabalho Administrativo para Gerenciamento de Questões Relativas à Covid-19.

Ele destaca que as decisões tomadas pela UEM são pautadas pela Ciência e por dados e documentos oficiais fornecidos por secretarias municipais de saúde, Secretaria Estado da Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Bertolini afirma que desde o início da pandemia, em março de 2020, a universidade está preocupada e se dedica à avaliação do panorama de saúde. “Está previsto na  Resolução n.º 32/21 do CEP que o grupo de trabalho técnico faça o monitoramento da situação da pandemia para orientar a Administração nas decisões que forem necessárias com relação à manutenção ou não das aulas presenciais”, destaca o virologista.

De acordo com ele, embora haja crescimento exponencial no número de casos de Covid-19 e de influenza A (H3N2) no Paraná, há considerações que justificam a retomada das aulas presenciais nas graduações da UEM.

A decisão leva em conta a análise dos cenários passado e atual, comparando dados de riscos; análise de variantes de preocupação, principalmente a Ômicron; índice de vacinação no Paraná (contra Covid e gripe); incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, leve e grave, e proporcionalidade entre Covid-19 e outras viroses; matriz de risco de Maringá e região; dados epidemiológicos; gravidade dos casos e taxa de internação em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, além do tempo de permanência.

CALENDÁRIO- Este não é o início do ano letivo de 2022. As aulas, que recomeçaram remotamente (pela Internet) no dia 10 de janeiro, são referentes ao segundo semestre acadêmico de 2021, que vai até 14 de maio.

O 1º semestre de 2021, cujas aulas terminaram em 15 de dezembro, foi realizado em modo remoto emergencial (on-line), assim como todo o ano letivo de 2020, devido à pandemia da Covid-19. E como a pandemia ainda não acabou, fica o alerta: dentro e fora da universidade é necessário usar máscara de proteção individual.

Acesse AQUI os protocolos de biossegurança da UEM.

VACINAÇÃO- Para acessar as dependências da universidade, alunos e servidores (incluindo professores) devem apresentar seus comprovantes de esquema vacinal completo contra a Covid-19. A medida, já informada anteriormente, é corroborada pelo  Ofício Circular 1/22 da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da UEM, datado desta quinta-feira (13), que orienta que “apenas poderão retomar as atividades letivas presenciais os discentes com esquema vacinal anti-Covid-19 completo, exceto nos casos de expressa impossibilidade clínica atestada por relatório médico”.

Alunos comprovam via  Secretaria Acadêmica Virtual (Sisav) e os servidores via  Portal do Servidor . Aqueles que não se vacinaram por impossibilidade clínica poderão optar por fazer plano de atividades domiciliares enquanto não forem imunizados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Piraí do Sul - PR Atualizado às 22h45 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

Sex 31°C 17°C
Sáb 32°C 17°C
Dom 33°C 16°C
Seg 31°C 16°C
Ter 31°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias