Domingo, 24 de Outubro de 2021
13°

Muitas nuvens

Piraí do Sul - PR

Cidades TAXA LIXO

Câmara de Piraí do Sul aprova mudança no modo de cobrança da taxa do lixo em Piraí do Sul

O morador poderá optar por não pagar a taxa junto com a conta de água. O cidadão pode fazer um requerimento na Prefeitura, para que o pagamento seja lançado em boletos (em até 12 vezes) pelo setor de tributação da Prefeitura;

21/09/2021 às 19h32
Por: Redação
Compartilhe:
Prefeito Henrique Carneiro participa da sessão
Prefeito Henrique Carneiro participa da sessão

A Câmara de Vereadores aprovou a mudança na forma de cobrança da taxa de coleta do lixo em Piraí do Sul. A proposta do Executivo (PL Complementar nº 002/2021) foi aprovada por 6x3, na 8ª sessão extraordinária.

O projeto desvincula o tributo do lixo dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A partir de 2022, o imposto passa a ser lançado na fatura de água, ou poderá ser pago através de boletos emitidos pela Prefeitura Municipal.

 

Segundo a norma, a taxa vai ser calculada com base no consumo residencial de água do morador, já que hoje o valor é definido conforme a metragem do imóvel.

 

O prefeito Henrique Carneiro (DEM) ao usar a tribuna da Câmara na sessão, explicou que em virtude do alto índice de inadimplência de IPTU no município, o Executivo não consegue cobrir as despesas anuais com a operação e o transporte do lixo. Deste modo são retirados recursos de outras áreas para pagar o serviço, o que impede investimentos na cidade.

 

“Eu coloquei junto com a minha equipe este projeto para apreciação dos nobres, para que a gente tenha mecanismos para investir cidade e tornar Piraí uma cidade com crescimentos e infraestrutura adequada“, defendeu o Chefe do Executivo.

 

Tramitação

O tema tramita na Casa desde o início do ano. Neste período, passou por diversos ajustes entre os departamentos técnicos do Executivo e do Legislativo, junto com as propostas de emendas dos vereadores. 

 

 

A peça de lei foi votada com cinco emendas da Câmara. Votaram favoráveis ao projeto os vereadores, Edson Staron (PSB), Paraílio King (MDB), Rogério Santos (PSD), Rogério Torno (MDB) e as vereadoras Mariana Zadra (PTC) e Silvia Dalcol (PTC). Foram contrários ao projeto os vereadores Carlinhos do Gás (PROS), Jairo dos Santos (PSC) e Professor Valentim (PSD).


 

 

 

Pontos sobre  o projeto de lei aprovado na Câmara:

 

 

> A taxa será desmembrada do IPTU e será vinculada ao talão de água para ser paga em até 12 vezes;

 

> O projeto apenas muda a forma de cobrança, mas não cria um novo imposto;

 

O morador poderá optar por não pagar a taxa junto com a conta de água. O cidadão pode fazer um requerimento na Prefeitura, para que o pagamento seja lançado em boletos (em até 12 vezes) pelo setor de tributação da Prefeitura;

 

> Atualmente, com o IPTU, a tarifa é dividida em seis vezes;

 

> Hoje a taxa de lixo é medida sobre a metragem do imóvel. A lei aprovada relaciona a tarifa com quantidade de lixo produzida na residência;

 

> O projeto prevê faixa social com tarifa mínima de aproximadamente R$ 70,00 ao ano. Com os carnês de IPTU não existe a tarifa social para famílias de baixa renda.

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Piraí do Sul - PR Atualizado às 22h13 - Fonte: ClimaTempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 21°

Seg 20°C 10°C
Ter 22°C 10°C
Qua 20°C 11°C
Qui 19°C 13°C
Sex 22°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias