Sábado, 05 de Dezembro de 2020 08:36
42 9.8848-9296
Cidades Finados 2020

Recomendações para a visitação no dia de Finados em Piraí do Sul

Uso de máscaras será obrigatório para visitar cemitérios neste dia de Finados e o uso de flores artificiais está proibido, para evitar acúmulo de água.

23/10/2020 16h04 Atualizada há 1 mês
633
Por: Redação Fonte: Redação
Uma opção é levar flores ou plantas ornamentais que estejam plantadas em vasos e ainda assim, preencher os pratinhos e vasos com areia, para evitar o acúmulo de água.
Uma opção é levar flores ou plantas ornamentais que estejam plantadas em vasos e ainda assim, preencher os pratinhos e vasos com areia, para evitar o acúmulo de água.

A Prefeitura de Piraí do Sul informa as regras para visitação aos cemitérios no Dia de Finados de 2020, as medidas levam em consideração o momento de pandemia de Coronavirus Covid-19 e também sobre reforma, construção e manutenção nos cemitérios municipais.

O decreto n.º 1720, determinada que até o dia 28 de outubro de 2020, podem ser realizados os serviços de construção, reformas, melhorias e pinturas nos jazigos do cemitério municipal.  Já até o dia até o dia 30 de outubro de 2020, podem ser realizados de serviços de simples limpeza nos jazigos do cemitério municipal.  Nos dias 1 e 2 de novembro de 2020 ficam liberados apenas os serviços para sepultamento. 

Outra orientação do decreto destaca que é de responsabilidade dos proprietários e responsáveis pelos túmulos, o recolhimento dos restos de materiais de construção e entulhos (galões de tintas, madeiras, papelão, etc.), sob pena de multa, além das despesas de remoção. 

Em relação a visitação a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul, destaca o uso obrigatório de máscaras para entrar nos cemitérios e que as visitações sejam rápidas. Na entrada do cemitério ficará disponível álcool 70% para higienização das mãos. 

A recomendação é que idosos, pessoas dos grupos de risco, devem evitar a visita aos cemitérios. Também avisa que não haverá celebração de missas, cultos religiosos para evitar aglomeração. Fica proibido levar flores artificiais devido ao risco de dengue, pois as mesmas podem acumular água e servir de criadouro para mosquito da dengue.

 

Cemitério e a proliferação da dengue

Os cemitérios são locais onde pode ocorrer facilmente a criação e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. A água parada em vasos de flores e outros objetos, principalmente nos dias mais quentes, se torna o ambiente propício para o mosquito se desenvolver.

 

Cuidados com vasos

A recomendação é não deixar recipientes, como os vasos de flores, expostos ao tempo, onde podem acumular a água da chuva. Flores com o caule cortado, necessitam ficar em um vaso com água para que conservem por mais tempo e aí se tornam um alvo fácil para a criação do mosquito.

Uma opção é levar flores ou plantas ornamentais que estejam plantadas em vasos e ainda assim, preencher os pratinhos e vasos com areia, para evitar o acúmulo de água.

Atenção também para suportes de velas, uso de descartáveis e até furos ou reentrâncias nos túmulos ou lápides. Tudo deve ser observado e evitado para que não seja objeto de água parada.

 

Os perigos da dengue

A incidência de dengue no Brasil é muito grande e todos os anos centenas de pessoas sofrem com a doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Água limpa e parada é o local propício para a colocação dos ovos do mosquito. Por isso, é tão importante evitar o acúmulo de água.

O decreto pode ser encontrado aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piraí do Sul - PR
Atualizado às 08h33 - Fonte: Climatempo
17°
Céu encoberto

Mín. 12° Máx. 19°

17° Sensação
16.7 km/h Vento
80.5% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Chuvoso
Segunda (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias