Terça, 27 de Outubro de 2020 23:37
42 9.8848-9296
Saúde Inauguração SAMU

Prefeitura de Piraí do Sul inaugura a Sede do SAMU-192 e entrega a reforma das UBS’s Maira e Thereza

Prefeitura de Piraí do Sul entrega obras importantes para a comunidade piraiense, a reforma de duas UBS’s e inicia o atendimento do SAMU em prédio próprio. O SAMU-192 fez o primeiro atendimento no primeiro dia, por volta das 16 horas.

04/10/2020 10h17 Atualizada há 3 semanas
195
Por: Redação Fonte: Redação
O SAMU oferece atendimento 24 horas todos os dias pelo fone 192, o serviço é regulado em uma base em Ponta Grossa.
O SAMU oferece atendimento 24 horas todos os dias pelo fone 192, o serviço é regulado em uma base em Ponta Grossa.

O prefeito de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini na manhã de sexta-feira, dia 02 de outubro inaugurou o prédio do (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) SAMU-192 e entregou a reforma de duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Jardim Benevenuto Dalcol, UBS Theresa Vianna Silva e outra no Jardim Brasilinha, UBS Maira Milléo Weigert.

Em sua fala o prefeito Sandrini destacou a importância das obras da saúde para o município e frisou que só vale entrar na politica se for para fazer um trabalho em prol da coletividade. “Pensando nas entregas das obras de hoje, cheguei na seguinte reflexão só vale ser prefeito, entrar na politica se fizermos um trabalho sério, honesto, ético e zelando pelo dinheiro público com transparência de resultados, mas sobre tudo, fazendo aquilo que a população precisa. Portanto, a entrega das reformas das UBS e o lançamento da Base do SAMU com prédio próprio dentro das normas e equipe própria capacitada são ações importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, salientou o prefeito. Ele ainda frisou que muitas obras realizadas em seu mandado mostraram a preocupação com a saúde da população. “Temos uma estrutura inteiramente reformada trazendo o conforto ao usuário, segurança de trabalho para os profissionais de saúde e um salto de qualidade nos serviços prestados por nossos profissionais aos nossos cidadãos”, acredita José Carlos Sandrini. 

A UBS Theresa Vianna Silva foi reformada atendendo uma solicitação da própria comunidade.

 

Em especial ao SAMU o prefeito destacou que independente de condição social é um serviço que salva vidas. “O SAMU é o atendimento imediato independente de onde a pessoa esteja, antes de ser encaminhada a um pronto socorro ou hospital. A equipe possui profissionais capacitados e uma estrutura de comunicação integrada que irá oferecer a melhor condição para salvar a vida do cidadão”, explica o prefeito. 

Para o secretário de Saúde de Piraí do Sul, Julio Cezar Sandrini, as obras entregues são mais uma etapa da reestruturação da saúde do município. Foram obras conversadas com a comunidade através de conselhos e reivindicações do cidadão e também da equipe técnica que precisa de um lugar adequado para prestar um serviço de qualidade. “O que entregamos para população são equipamentos importantes em duas regiões populosas da cidade uma na Vila Dalcol e outra na Vila Brasilinha. Para se ter uma ideia só a UBS Maira atende mais de 10 mil pessoas! É muita gente que circula na Unidade de Saúde e as reformas em ambas foram pensadas para resolver problemas estruturais e readequações necessárias para que o profissional de saúde possa atender bem e com mais segurança e conforto”, revela o secretário. Ele destacou ainda que em breve serão entregues novas mobílias para completar as reivindicações. “Queríamos entregar tudo hoje, porém tivemos um problema na licitação do mobiliário, mas que já foi resolvido e em breve serão instalados nas UBS’s. Resolvemos fazer a abertura dos atendimentos na localidade, pois a reforma já terminou e os cidadãos, assim, não precisavam mais ser atendidos em locais adaptados para receber o atendimento”, esclarece o secretário.

A UBS Maira Milléo Weigert atende aproximadamente 10 mil pessoas.

 

Em relação ao SAMU Julio Sandrini salienta que a obra é importante e que desde o mês de junho, o município conta com operação do SAMU Regional, com contrato firmado junto ao Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU). “Com a inauguração da Base do SAMU para ambulância de suporte básico e em prédio próprio, feito com recursos da prefeitura demos início a operação municipal. Esse momento é muito importante, não somente como gestor de saúde, mas como cidadão”, destacou o secretário.  Ele acredita que a população irá ver a diferença no atendimento uma vez que o atendimento é 24 horas por dia todos os dias da semana. “Com a participação no consórcio, os piraienses também serão atendidos, conforme a situação de urgência e/ou emergência, com ambulâncias de suporte avançado e também o helicóptero. Próximo do município temos três ambulâncias de suporte avançado, nas bases de Castro, Telêmaco Borba e Ponta Grossa que podem vir realizar os atendimentos, em Piraí do Sul caso seja necessário”, conta Sandrini.

Logo após o SAMU de Piraí do Sul entrar oficialmente em atividade, a equipe já atendeu a primeira ocorrência às 16 horas, na Rua Izidoro Doin que atendeu um homem de 40 anos que havia caído. 

O diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto explica que Piraí do Sul está integrado ao serviço junto a outros 18 municípios da região. Realizamos esse serviço de saúde vinculado à Rede Estadual de Urgência e Emergência. Mas não são só as ambulâncias, a Central de Regulação garante atendimento adequado para os 18 municípios e seus 835 mil habitantes”, esclarece. 

O diretor elogiou Piraí do Sul, pois a prefeitura conseguiu se organizar construir até uma sede própria. “Nem todos os municípios conseguiram fazer isso, é mérito do prefeito e do secretário. Aqui eles conseguiram incluir uma equipe técnica capacitada com funcionários do próprio quadro do município. Portanto, uma obra necessária que irá atender toda a comunidade piraiense.”, frisa o diretor.  Com assessoria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias