Segunda, 10 de Maio de 2021 19:18
42 9.8848-9296
Educação Paraná

Aula inaugural abre curso de inglês do programa Ganhando o Mundo

As aulas de inglês vão acontecer em formato on-line e serão ofertadas em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Gera...

03/05/2021 16h29
26
Por: Redação... Fonte: Secom Paraná
© SEED
© SEED

O curso de inglês preparatório para os estudantes aprovados no programaGanhando o Mundo teve início na manhã desta segunda-feira (3). A etapa é essencial para instruir os adolescentes que vão viajar para a Nova Zelândia, como parte do programa de intercâmbio promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. 

As aulas de inglês vão acontecer em formato on-line e serão ofertadas em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A aula inaugural do curso contou com a participação do secretário da Educação, Renato Feder, do Superintendente da Seti, Aldo Bona, e de representantes da Seed e da Seti. 

“É um sonho do Governo do Paraná de enviar estudantes para vivenciar uma experiência num país de primeiro mundo, e poder contribuir para a educação pública do Paraná no retorno”, destacou Renato Feder. “Eu agradeço ao governador Ratinho Junior e às pessoas envolvidas no projeto por conceberem essa oportunidade, que vai enriquecer em muito a qualidade da nossa educação”.

A semana será completa com os testes de nivelamento dos estudantes, que vão até a sexta-feira (7). Os estudantes terão no total seis módulos, com avaliações de nivelamento na abertura e no encerramento. Também haverá relatórios de acompanhamento ao final de cada módulo. O cronograma de aulas segue até o início de dezembro.

“É um programa que vai certamente mostrar a capacidade do ensino público brasileiro em termos de formação de recursos humanos”, pontuou Aldo Bona.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) divulgou em fevereiro os editais com os nomes dos bolsistas aprovados para as vagas de Tutor e Orientador Pedagógico do curso de ensino de inglês a distância, que será ministrado pelo Paraná Fala Inglês. O processo seletivo foi realizado em nível estadual para estudantes de graduação e profissionais graduados na área de Letras/Inglês das sete universidades estaduais do Paraná.

“A ideia da parceria com a Seti é de aproximar a educação básica com as universidades, e oferecer o melhor preparo possível”, explicou Feder. “E para os estudantes é legal lembrar que aprender Inglês é importante para a vida toda”.

PROGRAMA – Devido ao atual cenário da pandemia e às restrições de viagem para a Nova Zelândia, o cronograma da viagem dos estudantes foi alterado. A viagem está programada para fevereiro de 2022. O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo vai levar estudantes da rede estadual para um período de estudos na Oceania. 

Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas foi feita com base na média de notas e frequência: o estudante precisava ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

DESPESAS – Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio emwww.ganhandoomundo.pr.gov.br/.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias